Avaliação da dor pós-operatória em dentes tratados endodonticamente

Ademar Luiz Waskievicz, Flávia Baldissarelli, José Roberto Vanni, Mateus Silveira Martins Hartmann, Volmir João Fornari

Resumo


O sucesso do tratamento endodôntico está diretamente relacionado ao domínio da anatomia e ao controle da infecção endodôntica. Alguns fatores, como erros de procedimento (sobre instrumentação, obturação, desvios apicais e perfurações) podem causar dor pós-operatória. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a dor pós-operatória em dentes que foram tratados endodonticamente na Unidade de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade Meridional – IMED CEOM, de Passo Fundo, no período de janeiro de 2010 a junho de 2013, independente do número de sessões, da condição pulpar ou técnica realizada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e, posteriormente à fase da coleta de dados, os mesmos foram lançados em uma tabela e analisados quanto à ocorrência de dor pós-operatória. Método: A presente pesquisa é um estudo quantitativo do tipo transversal, cuja amostra foi de 302 prontuários de pacientes submetidos a tratamento endodôntico a partir de uma amostragem não probabilística. A avaliação dos prontuários de reconsulta foi feita pelo pesquisador.

Resultados: Verificou-se que neste período de pesquisa, dos 302 prontuários avaliados, 30,80% tiveram dor pós-operatória; em contrapartida, 69,20% não sentiram dor alguma.

Conclusão: Pode-se concluir que a dor esteve mais presente quando associada a polpa viva, e que estes dados são relevantes para a clínica odontológica.


Palavras-chave


Endodontia; Dor Pós-operatória; Tratamento de Canal Radicular

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n1p43-48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Journal of Oral Investigations - JOI (ISSN 2238-510X)
Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro, 99070-220 – Passo Fundo - RS - Brasil 
Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

 Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png