Influência do método de inserção do cimento resinoso na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro.

João Stein Bassotto, Mirela Sangoi Barreto, Vivian Gehm Seballos, Gabriel Kalil Rocha Pereira, Carlos Alexandre Souza Bier

Resumo


Objetivos: Avaliar in vitro a influência do método utilizado para inserção do cimento resinoso RelyX U200 (3M ESPE) na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro cimentados em pré-molares humanos.

Métodos: 30 pré-molares extraídos foram selecionados, seccionados em 14 mm, submetidos a tratamento endodôntico (sistema ProTaper Universal - Dentsply Maillefer + obturação pela técnica de cone único com cimento AH Plus - Dentsply Maillefer) e, posteriormente, preparados para cimentação de pinos de fibra (manutenção de 4 mm apicais de material obturador). Então, os dentes foram aleatorizados de acordo com o método de inserção do cimento utilizado (n=10) (CENTRIX, PINO/CIMENTO, LENTULO) e pinos de fibra de vidro previamente silanizados foram então cimentados. Posteriormente, 3 slices por espécime (slice cervical, médio, apical) foram obtidos e submetidos ao teste de push-out na máquina de ensaio universal.

Resultados: O método de inserção do cimento influenciou significativamente a resistência de união cimento-dentina (p=0,002), sendo que a CENTRIX (10,05 ± 3,25 Mpa) e LENTULO (9,80 ± 3,21 Mpa) apresentaram os melhores resultados. Adicionalmente, observou-se que a região proveniente do slice também influenciou (maiores valores de resistência de união para o terço cervical - 10,62 ± 3,66 Mpa).

Conclusões: O uso de Centrix (Centrix Inc.) e Lentulo (Injecta Produtos Odontológicos) promovem um melhor resultado de resistência adesiva, em comparação ao cimento aplicado diretamente sobre o pino. Regiões mais apicais apresentam menor resistência adesiva do que cervicais.


Palavras-chave


Endodontia, Cimentação, Resistência Adesiva, Pinos de Fibra de Vidro.

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v6n1p62-74

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Journal of Oral Investigations - JOI (ISSN 2238-510X)
Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro, 99070-220 – Passo Fundo - RS - Brasil 
Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

 Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png