Alterações celulares no envelhecimento humano

Fabiola Jardim Barbon, Paula Wiethölter, Ricardo Antunes Flores

Resumo


Introdução: O envelhecimento é um processo natural dos seres vivos. Nos seres humanos, o envelhecimento passou a apresentar novas características, uma vez que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Estas novas características envolvem mudanças celulares e fisiológicas que não eram representativas enquanto os seres humanos não atingiam a idade em que elas se apresentam. Estas mudanças celulares são reflexos das enfermidades, estilos de vida, vícios, gênero, cultura, educação e condição socioeconômica.

Objetivo: Analisar as principais alterações celulares que podem estar associadas, direta ou indiretamente, ao envelhecimento humano.

Metodologia: Neste trabalho, foi revisado através de uma revisão de literatura com busca nas bases de dados, através de termos Mesh e Decs, sobre envelhecimento celular e envelhecimento humano.

Discussão e Conclusão: Foi observado que o consumo de álcool e cigarro está entre os principais fatores que favorecem o envelhecimento precoce, provocando um desgaste celular com danos irreversíveis. Entre as principais alterações celulares, destacam-se as mutações, a diminuição da capacidade de realizar reparo no DNA, a formação de organelas citoplasmáticas irregulares e as alterações nucleares, tais como a formação de micronúcleos. A partir da literatura revisada, observamos que a busca por explicações que auxiliem na compreensão biológica do processo de envelhecimento é intensa. Diversas alterações celulares já foram identificadas, porém ainda pouco conclusivas. Diversos fatores associados ao envelhecimento humano podem ser comuns a diversas doenças que, em muitos casos, podem levar a redução do período de vida dos indivíduos. Um exemplo disso é o câncer. Sendo assim, entendemos que a compreensão biológica do envelhecimento humano poderá auxiliar significativamente na qualidade de vida dos seres humanos.


Palavras-chave


Envelhecimento; Senescência Celular; Alterações Celulares; Alterações Genéticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p61-65

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Journal of Oral Investigations - JOI (ISSN 2238-510X)
Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro, 99070-220 – Passo Fundo - RS - Brasil 
Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

 DOAJ.jpg Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png